sábado, 26 de julho de 2008

Tradição vitoriosa: só é queijo camembert quando feito com métodos genuínos

A autenticidade do famoso queijo camembert [foto], da Normandia, França, há anos estava em risco de desaparecer.

As injunções da União Européia e de macro-atravessadores internacionais o constrangiam a ser fabricado com leite pasteurizado e não cru como é necessário para dar todo seu sabor.

A polêmica foi longe e até o príncipe Charles entrou em favor do camembert. A União Européia arrefeceu nos seu atropelos, mas a pressão dos atravessadores internacionais vinha reduzindo a um mínimo os produtores do bom camembert.

Mas, por fim, após anos de querelas judiciárias, os defensores da tradição levaram a melhor. O Comitê Nacional de Denominações do Instituto Nacional da Origem e Qualidade francês vem de estabelecer que só pode ser rotulado “camembert de Normandie” o feito com leite cru, tirado de vacas normandas, numa região definida da própria Normandia, além de outras exigências tradicionais de produção, refinamento e empacotamento, informou o diário “Ouest-France”.

O bom gosto e a tradição ganharam. As grandes fábricas deverão se adatar aos métodos artisanais para fazer o queijo autêntico.

Vitória da gastronomia genuína, da tradição. E quanto ganha a tradição, todos ganhamos.
Quero atualizações instantâneas e gratuitas no meu email

3 comentários:

  1. cm vêm: ñ é só a igreja k precisa d tradiçõe. a sociedade tb necessita, p manter a únidade do povo.

    olga

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil, em Minas iremos fabricar o ""NORMANDO"" que pelos testes e degustações na França e local, será superior ao "camembert" original tudo é uma questão de tempo.

    Nelson

    ResponderExcluir
  3. Eliana - trata-se de queijo muito saboroso que aprendi a comer na Alemanha.......
    parabens pelo sabor e precisamos mais desses sabores nossos supermercados........

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.