segunda-feira, 11 de junho de 2012

Elizabeth II comemora 60 anos de reinado aureolada de prestígio

Venerada como uma mãe que sustenta a unidade nacional
Em 6 de fevereiro a rainha Elizabeth II completou 60 anos de reinado e tornou-se a segunda monarca britânica a celebrar o jubileu de diamante.

Apenas a rainha Vitória (1819-1901) alcançou mais tempo de reinado, 63 anos.

O evento fez estourar uma contradição latente em inúmeros jornalistas e pensadores democráticos e/ou socialistas europeus.

Como é que um símbolo de uma monarquia de raízes medievais na pode comemorar sessenta anos sobre o trono de Santo Eduardo o Confessor na Europa modernizada?


E, fato que deixa perplexo ao laicismo, com é que essa monarquia ainda com notas sacrais dos santos fundadores católicos atinge uma taxa de popularidade que deixa brancos de inveja aos mais badalados candidatos a líderes populares democráticos do continente?.

Pior ainda, pensam eles na sua mentalidade materialista, como é que em meio de tamanha crise econômica, os súbditos de sua Majestade britânica nos 16 Reinos da Coroa se aprestam a gastar milhões de libras públicas ou privadas nessas festas de uma outra era, por certo mais digna, familiar e pomposa?

As festividades reais ameaçam por na sombra os próprios Jogos Olímpicos de Londres no verão.

Também forçaram a mudança de data da “Rio+20” pois os governantes de todas as nações do mundo que vão discutir o futuro do clima e da ecologia, temiam ficar meio esquecidos pela opinião pública mais atraída pelo “Trooping the Color” e as pompas que rodeiam a monarca que psicologicamente falando foi chamada “rainha do mundo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.