quarta-feira, 7 de novembro de 2012

República checa devolve bens da Igreja confiscados pelo comunismo

Praga: catedral São Vito
Praga: catedral São Vito
A Câmara dos Deputados da República Checa aprovou projeto que devolve a propriedade das igrejas confiscadas durante a ocupação comunista (1948-1989) e concede bilhões de dólares como compensação, informou o site Bosnewslife.

Trata-se de um passo relevante visando suprimir o péssimo legado do comunismo anticristão e restaurar a propriedade privada que, neste caso, é da Igreja Católica.

O projeto foi apoiado por 17 grupos religiosos liderados pela Igreja Católica. Ele estipula que o Estado devolverá terras e prédios confiscados ilegalmente pelo comunismo no valor de $4 bilhões de dólares.

Os deputados aprovaram o plano por 93 votos contra 89.

Os deputados social-democratas, que se dizem europeístas e favoráveis às liberdades, na realidade se opuseram ao projeto e se empenharam para que o Senado o bloqueasse.


Exprimiu-se nesse sentido o líder socialista Bohuslav Sobotka. De fato, socialistas, social-democratas e comunistas reciclados formam maioria no Senado, e como previsível recusaram o projeto por razões ideológicas.

Mas, como previsto, o texto voltou à Câmara, onde a coalizão conservadora dispunha dos votos suficientes para aprovar o projeto em definitivo.

E, assim o fez, sancionando a lei que devolve à Igreja aquilo que lhe pertence.


Um comentário:

  1. Mais do que justa a devolução dos bens da Igreja,após o desastre comunista
    Deus não dorme. Tarda, mas não falha.
    A Igreja , pelo mundo a fora tem mais obras sociais e de caridade cristã, do que nenhuma outra, Merece ter seus pertences de volta.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.