segunda-feira, 2 de maio de 2016

Neozelandeses confirmam bandeira tradicional ligada à monarquia e ao Cruzeiro do Sul

A Nova Zelândia votou pela bandeira tradicional ligada a Elizabeth II, rainha do país
A Nova Zelândia votou pela bandeira tradicional ligada a Elizabeth II, rainha do país
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



Num referendo, a Nova Zelândia preferiu conservar a bandeira nacional ligada à sua tradição britânica e à Coroa de Elizabeth II, que também é rainha do país.

A nova proposta de bandeira incluía uma nota ecológica e esportiva, pois ostentava como símbolo principal a samambaia, muito presente na vegetação original da ilha e símbolo da seleção nacional de rúgbi conhecida como All Blacks, que é um orgulho nacional, noticiou o site 20minutes.fr.

O primeiro-ministro John Key achava que tendo vencido largamente as ultimas eleições nacionais, poderia abolir o símbolo dos britânicos fundadores do país.

A proposta embutia matreiramente um significado fortemente esquerdista.

Mas os neozelandeses mostraram um bom senso conservador e preferiram a “relíquia colonial”, como a chamava o primeiro-ministro, e qualificaram o novo modelo de bom “para prato de mesa numa praia feia”.


O projeto recusado de modernização da bandeira
O projeto recusado de modernização da bandeira
56,61% dos eleitores aprovaram a bandeira tradicional, e 43,16% o modelo recusado.

A bandeira tradicional, além da Cruz da Grã Bretanha num canto – ou Union Jack –, ostenta as cinco estrelas que formam o Cruzeiro do Sul.

O lado vencedor também julgava que mudar a bandeira seria um desrespeito às gerações passadas, que combateram e morreram pelo Império Britânico sob a bandeira tradicional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.