segunda-feira, 22 de agosto de 2011

EUA e Inglaterra: paróquias anglicanas abjuram em massa e se tornam católicas

Primeira liturgia do Ordinariato
de Nossa Senhora de Walsingham,
celebrada em Oxford, Inglaterra.
Em Maryland, EUA, duas paróquias anglicanas ingressaram em bloco na Igreja Católica. Na Páscoa, três “bispos” e vinte paróquias anglicanas inglesas fizeram abjuração pública dessa seita protestante e professaram o catolicismo na catedral de Westminster.

Mais três “bispos e cem “padres”, além de numerosas outras paróquias inglesas, estão recebendo o Catecismo e a formação para darem o mesmo passo.

Poucas semanas depois, seis paróquias até então anglicanas do Texas (EUA), abraçaram a fé de Roma. Em Blackfriars, Oxford, foi celebrada a primeira liturgia anglo-católica do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, padroeira da Inglaterra.



O rito é essencialmente o mesmo do século XVI, acrescido de certas festas e definições católicas como a Imaculada Conceição e a infalibilidade pontifícia.

Mons. Mark Langham, presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, explicou que havia pelo menos dez anos que as paróquias texanas “manifestavam o desejo de plena comunhão com Roma.

Agora eles também querem fazer parte do Ordinariato, fórmula canônica definida na Constituição Apostólica ‘Anglicanorum coetibus’ para acolher os ex-pastores e adeptos anglicanos”, noticiou o boletim virtual “Vatican Insider”.

Ainda segundo D. Mark Langham, as causas do afastamento da heresia e do ingresso na religião católica são as mesmas na Inglaterra e nos EUA: “A razão está na adesão das comunidades à tradição apostólica.

Alguns desenvolvimentos recentes no anglicanismo, como o sacerdócio para mulheres e a abertura mostrada em questões como a homossexualidade, foram julgadas inaceitáveis”.

Pensar que nos ambientes católicos progresistas ainda há quem peça a admissão de mulheres e homossexuais ao sacerdocio!

Poucas coisas estão ficando tão na contramão – do ponto de vista de Deus e dos homens – quanto a “Igreja nova” e igualitária que vicejou no período pós-conciliar e subverteu a ordem geral da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.