segunda-feira, 6 de maio de 2013

Construção de castelo medieval: multidões afluem


Em Guédelon, na França, está sendo erigido um pequeno castelo seguindo estritas normas de construção medievais. 

O objetivo é testar as teorias atuais sobre as técnicas arquitetônicas da Idade Média: as matérias-primas são extraídas das redondezas; não se usa cimento; não há caminhões, guindastes ou motores; cavalos e asnos da região fazem o transporte e a tração; os utensílios foram fabricados no local. 


Os operários vestem roupas de época e aprenderam a talhar manualmente a pedra. 


Eles se consideram felizes trabalhando assim. Mas não só eles estão contentes. 


Desde que o canteiro foi aberto ao público em 1998, 700.000 pessoas, incluindo 80.000 crianças, já o visitaram. Só em 2003, foram 183.000 os visitantes. 

Com a renda das entradas, a despesa está coberta. O atrativo suscitado no público pela ordem medieval fez os organizadores incluírem outros elementos historicamente típicos.
Que construção moderna atrairia tanto público?

2 comentários:

  1. Não quero parecer pessimista ou sarcástico, mas, se houver uma 3ª Guerra Mundial, como muitos acreditam que fatalmente haverá, provavelmente tais normas haverão de se tornar obrigatórias novamente, devido à extinção dos meios modernos atuais provocada pela desolação que tal guerra deixaria atrás de si.

    Ponde de lado o tom apocalíptico, isso mostra como o sistema de produção medieval era sábio e justo, dando emprego e dignidade para muitas pessoas. Sobre isso gostaria de partilhar com os leitores deste blog uma homilia muito interessante que escutei no dia de São José Operário sobre o tema. Mas vou fazê-lo no próximo comentário, que assim acho que fica mais claro cada assunto.

    Parabéns pela divulgação dessa matéria tão interessante!

    ResponderExcluir
  2. A homilia sobre São José Operário a qual me referi é esta em

    May 01 - Homily: St. Joseph the Worker
    http://youtu.be/pHiTi9YtCPs

    Eu a publiquei em meu blog com o seguinte comentário (espero que não se importem de divulgá-lo aqui!)

    Muito interessante a homilia do Pe. George M. Roth, dos Franciscanos da Imaculada! Nesse dia do trabalho ou do trabalhador, ele falou da origem católica da festa e sua relação com o comunismo, quer dizer, a festa foi instituída a fim de lembrar o verdadeiro sentido do trabalho e não o sentido deturpado e materialista ou ateísta que o comunismo dá ao trabalho. Falou também dos males que o comunismo tem espalhado pela sociedade, inclusive na sociedade americana; começando com as raízes remotas do comunismo que estão na Revolução Industrial na Inglaterra.

    http://alexbenedictus-et-patensis.blogspot.com.br/2013/05/homilia-sao-jose-operario.html

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.