terça-feira, 6 de setembro de 2022

Espanha: não há outeiro
de onde não se aviste um santuário

Basílica do Sagrado Coração, Tibidabo, Barcelona
Basílica do Sagrado Coração, Tibidabo, Barcelona
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Fazer a conta dos santuários existentes na Espanha ficou tão difícil que agora apareceu um livro que aventura uma cifra com fundamento no estudo.

É Santuários, guia de turismo e peregrinação, de Salvador Batalla Gardella, ex-diretor do departamento de Pastoral de Turismo, Santuário e Peregrinações da Conferência Episcopal espanhola, segundo divulgaram oportunamente os sites espanhóis Infocatólica e Religión en Libertad.

O autor afirma que se pode contabilizar “mais de 12.300 santuários e ermidas” no território espanhol.

Para se fazer uma ideia do que isso significa, o autor explica que “não há montanha, morro ou colina de onde não se possa ver no horizonte um santuário, uma ermida ou uma capela dedicada a Jesus Cristo, à Mãe de Deus, ou a algum santo ou santa”.

Aqueles dedicados a Nosso Senhor são pelo menos 1.200 (10% do total), os dedicados à Virgem Maria ou a alguma invocação mariana são 4.300 (35%); e os dedicados a santos e santas são 6.800 (55%).

Capela nos Pirineus
Capela nos Pirineus, Aragão, Espanha
Há assim quase o triplo de santuários dedicados a Nossa Senhora do que a Seu Divino Filho, cálculo que faz muito protestante espernear, mas que entusiasma os verdadeiros católicos e Nosso Senhor, glorificado na pessoa de Sua Santíssima Mãe.

Os santuários, capelas e ermidas dedicados a santos e santas são largamente majoritários, outro fato que faz protestantes saírem de dentro da própria pele para falar mal da católica Espanha.

A proporção dos santuários não se reflete no número dos romeiros, pois alguns santuários atraem milhões de pessoas, como o da Virgen del Pilar em Zaragoza ou do Apóstolo Santiago em Compostela.

Mais longa ou menos, com características diversas, as romarias vão sempre a um desses santuários, e costumam estar relacionadas com o campo e a vida rural, sendo muito menos intensas nos centros urbanos.

Procissão de Nossa Senhora da Montanha, Cáceres, Espanha
A ereção e manutenção dos santuários é quase sempre iniciativa de confrarias e associações locais formadas por leigos. Os mantidos pelas ordens religiosas são quase exceção.

É a graça divina que chama os romeiros a peregrinarem a tantos locais sagrados e em tal número.

Infelizmente o clero não exorta, na proporção merecida, os fiéis a comparecerem a esses atos de piedade que marcam uma vida e talvez decidam a salvação eterna.

Em lugar disso, ouvem-se com insistência pregações de caráter terreno, quando não de incitamento à revolução social e de desestímulo a essas devoções “antigas” e até “medievais”.


Um comentário:

  1. laudivino domigos antunes4 de novembro de 2014 às 12:15

    Parece que em todo canto do mundo, muitos padres estao realmente mais preocupados com as causas do mundo e menos com as causas da salvaçao das almas, aqui em Guarulhos, SP, nao e muito diferente, Domingo Dia de Finados, foi realizada a missa da tarde, em homenagem aos falecidos, e o padre na hora da missa, conversava com uma pessoa do lado constantemente.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.