segunda-feira, 22 de junho de 2015

Centenas de padres fazem curso para uma
“virada para a decência” na liturgia

Padres de toda Inglaterra vão a Bath para apreender a Missa em latim.
Padres de toda Inglaterra vão a Bath para apreender a Missa em latim.



É uma “virada para a decência” litúrgica. Esta é, ao menos, a explicação que ocorreu a Christine Niles, do blog Church Militant, para explicar o que está acontecendo com centenas de sacerdotes britânicos que se inscrevem num curso pago para apreender a rezar o rito extraordinário da Missa, ou Missa em latim.

O fato foi noticiado pelo jornal da cidade onde é feito o curso: o Bath Chronicle.
Em oito anos, o número dos sacerdotes católicos participantes somaria centenas. E no último ano precisaram se inscrever às presas porque as vagas são rapidamente preenchidas.



O curso é fornecido pela Latin Mass Society of England and Wales, dura três dias e aceita sacerdotes, diáconos e seminaristas. Eles não precisam saber latim ou ter alguma experiência prévia com o rito extraordinário. O primeiro curso aconteceu em 2007.

O jornal de Bath comemora o evento, que coloca a pequena e histórica cidade no foco das atenções.

Segundo o jornal, a antiga Missa em latim está cada vez mais popularizada e, nos últimos anos, os candidatos ao curso se inscreveram apressadamente para garantir a vaga.

O diretor da Sociedade pela Missa em latim, Joseph Shaw, elogiou o contexto palaciano do Prior Park College, local onde são ditadas as aulas, que passou por uma reforma para receber tantos interessados: “É um ambiente glorioso para um ritual glorioso da Missa”.

Ele inclui um parque de 28 acres, situado numa colina com vista panorâmica sobre a histórica Bath. Foi construído em 1730 e funciona habitualmente uma escola católica privada.


3 comentários:

  1. Prezado Luis Dufaur, o Sr. saberia me informar porque os artigos da Revista Catolicismo online não estão abrindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Católico,
      Salve Maria!
      Encaminhei sua consulta ao secretariado de Catolicismo. Só sei que está em fase de reforma.
      atenciosamente

      Excluir
    2. Caro Luis, Salve Maria! Obrigado pela atenção! Esqueci de citar meu nome, me chamo Felipe.

      Excluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.